quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

Radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos e/ou estruturas através da utilização dos raios-x, envolvendo um processo de revelação. No Brasil o Conselho Federal de Odontologia reconhece a especialidade pelo nome de "Imaginologia".

Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos aos já tradicionais raios-x. A ultrassonografia, a ressonância magnética nuclear  os novos equipamentos de tomografia computadorizada e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área ainda mais interessante.



A radiologia odontológica está dividida em especialidades, tais como:


Radiografia Periapical

Tem como objetivo visualizar as ápices das raízes dos dentes e das estruturas que o rodeiam. É utilizada para pesquisa e lesões periapicais e periodontais, fraturas, anomalias, reabsorções e outras lesões que atingem o orgão dental. 

Radiografia Interproximal

É utilizada para pesquisa de cáries proximais e reincidentes, para relação cárie-câmara pulpar, adaptação de prótese, restabelecimento dos pontos de contato, estudo das cristas alveolares e verificação de nódulos pulpares.

Radiografia Oclusal
É utilizada como complementação de exame para delimitação e localização de áreas patológicas de maxila e mandíbula tais como: dentes inclusos, dentes supranumerários, cistos, lesões, torus, extensão de fendas palatinas e disjunção palatal em ortodôntia.

Radiograifa Panorâmica
Tem uma ampla cobertura da área examinada com menor dose de radiação quando comparada ao levantamento periapical. É indicada para grandes áreas patológicas, problemas de ATM, desvio de sépto nasal, extrações de 3o. molares, verificações de crescimento e desenvolvimento na ortodôntia e odontopediatria, fraturas de mandíbula, para diagnóstico geral inicial e preservações de tratamentos.


Radiografia de Mão e Punho

É utilizada para avaliação da idade óssea fazendo a medição dos ossos da mão e punho, através do método de Eklof e Ringertz.






 
Técnica Transcrâniana

É feita em 3 posições : máxima intercuspidação, protusão e abertura máxima. É utilizada para visualização da cavidade articular e verificação da movimentação e disfunção da articulação temporo-mandibular.

 Técnica de Localização

Tem como objetivo uma visão tridimensional de uma determinada área com finalidade de localização de algum dente incluso, supranumerário ou lesão etc...
É efetuada em 3 posições distintas, onde trará o resultado se o dente incluso, por exemplo, estiver por vestibular ou palatina.

Telerradiografia Frontal

É utilizada para visulaização de septo nasal e da linha mediana e indicada também para localização e demilitação de áreas patológicas.

Telerradiografia Lateral

Fornece uma imagem radiográfica do crânio, da face e dos tecidos moles. É indicada para o estudo do crescimento e desenvolvimento das anormalidades crânio-faciais, avaliação progressiva da correção ortodôntica, estudo das relações crânio-faciais, análise funcional e determinação do tipo facial.




Fonte: ODONTOCENTER

Últimas atualizações

 
Desenhado e Customizado por 3S SOLUTIONS - Mantido por LINFORMATICA