quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Banco de Dentes Humano

O elemento dentário é um órgão do corpo humano formado por diferentes tecidos, em proporções variáveis, apresentando funções específicas e forma reconhecível, de onde se pode obter a identidade genética do seu doador por meio da extração do DNA (BRKIC et al., 2000), e como tal, não deve ser comercializado e nem descartado e sim, deve ser doado e reaproveitado.


Baseado nesta constatação foi criado o Banco de Dentes Humano (BDH), uma instituição sem fins lucrativos, que deve estar vinculada a uma faculdade de Odontologia, com o propósito de suprir as necessidades acadêmicas, fornecendo dentes humanos para pesquisa ou atividades didáticas.

A literatura relatou a existência de alguns Bancos de Dentes no mundo, os quais possuíam metodologia semelhante. No Brasil, em 1996, o BDH foi criado por IMPARATO, na FOUSP, em uma atitude pioneira na América Latina, com uma estrutura diferenciada e com a preocupação de assumir importante função ética na eliminação do comércio ilegal de dentes, que ainda persiste nas Faculdades de Odontologia do país.

"Um Banco de Dentes Humanos deve ter como filosofia, arraigada em suas intenções e finalidades, a de auxiliar, facilitar e promover o engrandecimento da profissão odontológica, tendo como tripé de sustentação os pensamentos de ética, biossegurança e ciência." (IMPARATO et al., 2003 - FOUSP)

Respaldados no exposto é que a Coordenação do Curso de Odontologia da Faculdade de Macapá – FAMA, juntamente com o Prof. Dr. Imparato implantaram em maio de 2008, o primeiro Banco de Dentes Humanos do Estado do Amapá, para subsidiar o fornecimento de dentes humanos, no treinamento laboratorial do acadêmico de Odontologia e possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas, impedindo dessa maneira, o comércio ilegal de órgãos.

Na ocasião, foi inaugurada também, a 1ª Campanha Amapaense de Doação de Dentes de Leite e de Dentes PermanentesDENTES é legal doar! – para a conscientização da comunidade científica e da população em geral, sobre a importância da existência de um Banco de Dentes Humanos no Estado.

Esta campanha continua, e para atingir ainda mais o público infantil incentivando as crianças a doarem seus dentes caídos ou extraídos, a campanha conta com a participação de uma personagem: A Fada do Dente de Leite. A criança que doar um ou mais dentes é cadastrada e recebe uma carteirinha de sócio doador e um diploma assinado pela própria fada. É interessante notar que, por intermédio dessa doação, a criança obtém conhecimentos sobre a importância de se doar órgãos, e poderá se tornar uma doadora de outros órgãos, no futuro.

Além de legalizar a utilização de dentes humanos, o BDH é responsável por arrecadar, preparar, desinfetar, manipular, preservar, estocar, ceder, emprestar e administrar todos os dentes humanos doados.

Cabe também ao BDH zelar pela eliminação da infecção cruzada e a da biopericulosidade que existe no manuseio indiscriminado de dentes extraídos. Deve-se ressaltar a importância de se manter o dente esterilizado, visto que, como todo órgão do corpo humano, o elemento dentário é fonte de patógenos severos para o homem. Por isso, não se deve manter coleção de dentes particulares indevidamente armazenada e sem funcionalidade.


Para se obter uma maior arrecadação de dentes humanos, o BDH, além de contar com a doação da própria população, já conseguiu parcerias com consultórios e clínicas particulares e com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) - Unidade Básica de Saúde (UBS), onde os dentes que apresentam sua extração indicada serão coletados e doados para estudos.






Segundo VANZELLI & IMPARATO (2002), o Banco de Dentes da FOUSP estima um uso de 3.000 a 4.000 dentes por semestre. Multiplicando estes números por mais de 170 Faculdades de Odontologia existentes no Brasil, pode-se avaliar a quantidade absurda de aproximadamente 900 mil dentes utilizados na graduação. A iniciativa do Curso de Odontologia da FAMA de criar o BDH, com certeza trará imensos benefícios à Odontologia, tanto do Estado do Amapá como do Brasil.

Quero doar meu dente, o que devo fazer ?
Qualquer dente pode ser doado, independente do seu estado ou do tempo em que tenha sido extraído ou caído, seja ele hígido, restaurado, cariado ou com o mínimo de coroa dentária. Faça a doação de dentes extraídos para o BDH, através do Bloco de Laboratórios da FAMA, pelos telefones – (96) 2101-0410 / (96) 2101-0420 ou pela ODONTOCENTER Mais informações Tel: (96) 3223-5400 / Emergência 9971-2626.







Cristina Marta Ferreira Gradella – Especialista em Odontopediatria (*)

(*)   Capacitação no atendimento de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais
      Mestre em Odontologia – Odontopediatria
      Doutora em Ciências Odontológicas – Clínicas Odontológicas
      MBA - Gestão Empresarial e de Negócios
      Coordenadora do Curso de Odontologia da FAMA
      Fundadora do Centro Odontológico e Radiológico Especializado – ODONTOCENTER


Fonte: ODONTOCENTER

Últimas atualizações

 
Desenhado e Customizado por 3S SOLUTIONS - Mantido por LINFORMATICA