sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PERFIL: DRª CRISTINA GRADELLA

Natural de Lins, Estado de São Paulo, a Dra. Cristina Marta Ferreira Gradella veio morar em Macapá, Estado do Amapá, em 1989.

Ela afirma que o alicerce familiar e o amor a sua filha Carina são os responsáveis pelo seu desempenho e sucesso em sua profissão. “Trago comigo o exemplo de retidão de caráter dos meus pais, que são o espelho do meu caminhar, e isto se transfere para a relação de amor e cumplicidade que tenho com a minha família, amigos e clientes”.

Sua vida profissional é laureada pela competência, carisma e pelo pioneirismo, pois se orgulha de ser a primeira Odontopediatra, Mestre e Doutora em Odontologia, do Estado.

Dos 31 anos de profissão, 22 são dedicados a Odontologia Amapaense. Sua carreira segue lado a lado com as ações sociais voltadas para os problemas de saúde bucal da comunidade, buscando a promoção de saúde, principalmente na mudança de hábitos na primeira infância, onde são maiores os agravantes. “A cárie dentária é um problema socioeconômico e comportamental que afeta crianças com pouca idade e que, se não for interceptada no início da infância poderá atingir diretamente a saúde bucal em idades mais avançadas e, como consequência maior, a própria qualidade de vida”.

É a fundadora do tradicional Centro Odontológico e Radiológico Especializado ODONTOCENTER, que se transformou no primeiro Hospital Odontológico do Amapá, em 2010. O ODONTOCENTER se orgulha por ser responsável pelo atendimento de diversas gerações, inclusive de jovens cirurgiões-dentistas, que hoje são colegas de profissão.

Nesses vinte e dois anos de Amapá, a Dra. Cristina Gradella tem contado com a contribuição de uma valorosa equipe de trabalho, que hoje integra 23 profissionais, voltados para uma Odontologia avançada e igualitária para todos.

O ODONTOCENTER foi o precursor em Clínicas de Especialidades Odontológicas, em Macapá, onde foram implantados o primeiro Centro Radiológico Odontológico, o Centro Cirúrgico e a Clínica com escovódromo para atendimento a bebês, gestantes e portadores de necessidades especiais.

Há algum tempo, lançou o SPA DAY ODONTOCENTER: Reabilitação dentária estética e implantes com carga imediata em apenas um dia, com café da manhã e todas as refeições incluídas. Estes procedimentos são realizados com um protocolo de atendimento determinado previamente.

Quando esteve à frente da Associação das Senhoras de Rotarianos de Macapá (ASR), obteve o maior Premio Nacional dessa Entidade, o Rosa de Prata, pois conseguiu parceria com o projeto “Adotei um Sorriso” da ABRINQ - SP, de quem ganhou também outro Prêmio Nacional desta Fundação para os Direitos da Criança, um caminhão de produtos BAUDUCO e aparelhos eletro-eletrônicos para serem distribuídos às famílias das crianças participantes. “Além de adotarmos muitos sorrisos com o tratamento odontológico especializado, eu e minhas companheiras da ASR conseguimos lotar o Ginásio Avertino Ramos e o Natal de mais de 1.000 crianças e de suas famílias foi maravilhoso”. Desde de 1995, compõe o Rotary Club Macapá, continuando assim esse trabalho humanitário de "Dar de si, antes de pensar em si".

Nos últimos anos percebeu que, somente congressos e cursos de capacitação, não estavam satisfazendo os seus anseios de se especializar cada vez mais em sua profissão. Assim, em 2004, partiu para São Paulo para a realização do Mestrado e, logo a seguir, do Doutorado. “Essas novas conquistas me fizeram percorrer longas distâncias e me custaram grande esforço e dedicação. Mas, a ausência familiar foi o que mais me afetou durante esses anos ininterruptos de estudos”.

Suas pesquisas realizadas em Macapá, desde 2005, sobre levantamentos epidemiológicos das condições de saúde bucal, em crianças de 5 a 59 meses de idade, têm gerado várias publicações científicas, as primeiras no Estado, o que levou o Amapá a ser conhecido nacional e internacionalmente, através da literatura odontológica. Além dos eventos científicos brasileiros, a Dra. Cristina tem apresentado os resultados destes trabalhos em vários lugares do exterior, trocando conhecimentos com cientistas do mundo todo. Como exemplo, pode-se citar a exposição na Queen Mary’s School of Medicine and Dentistry, Universidade de Londres, durante o Seminar Caries Epidemiology, em 2006, e na International Association Pediatric Dentistry (IAPD) de Atenas, Grécia, em 2011. Para 2013, ela já obteve aprovação de seu estudo para mostrá-lo na IAPD de Seoul, Coreia.

Quando estava no meio do Doutorado, o Curso de Odontologia da Faculdade de Macapá teve seu inicio, fato ocorrido antes de defender a sua tese. Mesmo assim, foi abraçar o seu novo desafio, o de implantar este curso no Estado. “Ter sido convidada para coordenar o primeiro Curso de Odontologia do Estado do Amapá foi mais um dos atos de reconhecimento que angariei, em razão do pioneirismo que aqui desenvolvi”. Dra. Cristina afirma que pretende continuar seus estudos, a convite de seu orientador de pesquisas e grande incentivador, Professor Doutor Marcelo Bönecker, atual Coordenador da Odontopediatria da USP-SP.

Em 2009, o Professor Doutor Guedes-Pinto, considerado o “Papa da Odontopediatria Brasileira", chamou-a para escrever um dos capítulos de seu livro intitulado “História da Odontopediatria no Brasil”, com o intuito de relatar sobre a Odontopediatria no Estado do Amapá. Este fato, fez com que ela realizasse outro antigo sonho, o de criar a Associação Brasileira de Odontopediatria - Amapá (abo-odontopediatria AP) com os seus colegas Odontopediatras, em 28 de novembro de 2009, da qual permanece como presidente.

No mesmo ano, foi convidada para avaliar os resumos dos trabalhos científicos enviados a SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica), que é o evento internacional para publicação científica mais importante do país. Em 2010, foi chamada para ser revisora dos artigos científicos da RGO, revista de renome na área odontológica. Estes trabalhos estão sendo realizados, atualmente.

Com comprometimento, seriedade e profissionalismo, a Dra. Cristina Gradella segue com vários e novos planos, visando o desenvolvimento cientifico da Odontologia no Estado do Amapá. “Acredito que, com minha profissão, à frente da minha clínica ODONTOCENTER, apoiando os alunos do Curso de Odontologia e com projetos sociais, eu posso mudar o alto índice da doença cárie dentária que existe em Macapá, melhorando assim, a qualidade de vida das pessoas. É através do meu trabalho que venço as dificuldades do dia a dia e vislumbro um mundo melhor”.

Últimas atualizações

 
Desenhado e Customizado por 3S SOLUTIONS - Mantido por LINFORMATICA