quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS BUCAIS

PROMOVENDO SAÚDE BUCAL

A Promoção da saúde bucal, no seu sentido mais amplo, e talvez o mais apropriado, é uma ação global objetivando a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Saúde bucal é só uma pequena parte de todo. Da mesma forma, pode-se considerar que a prevenção específica ou o tratamento de qualquer doença constituem outras parcelas deste novo e amplo movimento.


Todos sabemos que escovar os dentes, frequentar o dentista e ter uma alimentação com baixo consumo de açúcar são fatores fundamentais para uma boa saúde bucal. Mas como todos sabemos que para prevenirmos é preciso que pacientes e seus familiares, agentes de saúde e auxiliares façam campanhas de prevenção para uma correta escovação dos dentes.

Incentivando o uso de escova, creme dental e um maior consumo de frutas, alegumes, verduras, e alimentação natural, ao invés de alimentos que contenham muito açúcar.

Pais e familiares têm um papel muito importante na higiene das crianças. Precisam alertar as crianças que após as refeições, a escovação é fundamental. As mães que têm bebês precisam higienizar a boca das crianças após o nacimento do primeiro dentinho, para evitar o risco de contrair a doença cárie.

A visita ao dentista a cada seis meses precisa ser respeitada, pois nesse tempo uma revisão se faz necessária para um controle do estado da saúde bucal de cada paciente.
PREVENÇÃO E CONTROLE INFANTIL

As doenças que podem atingir a boca são muito fáceis de serem prevenidas. A cárie dentária é uma doença que se contrai por meio da ingestão de açúcares, falta de escovação e a falta da frequência de consultas periódicas ao cirurgião-dentista.

As bactérias cariogênicas não habitam a boca do bebê quando ele nasce. Elas são adquiridas ao longo da vida, a partir da erupção do primeiro dentinho, através de contatos salivares.

Quanto mais tarde isso ocorrer, mais difícil será a instalação dessas bactérias. Procure, então, evitar contatos salivares diretos (como beijinhos na boca) e indiretos (assoprar os alimentos ou experimentar o alimento na colher do bebê).


CURIOSIDADE
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 30 milhões de brasileiros, nunca estiveram em um consultório odontológico. Talvez, por essa razão, muita gente ainda acredite que os problemas bucais estejam limitados apenas à cárie.

A boca é o órgão do corpo humano mais exposto a processos infecciosos e traumáticos. São inúmeros os males capazes de afetar o sorriso de uma pessoa, especialmente dos mais desleixados. A falta de higiene e de cuidados essenciais com a limpeza dos dentes e de toda a cavidade bucal é a principal responsável por doenças que vão desde uma simples gengivite até tumores. Traumas e outros agentes externos também causam complicações.

Dentes quebrados ou mal posicionados, restauração dentária com excesso, e próteses e dentaduras que machucam provocam lesões e infecções crônicas. Há ainda a possibilidade de medicamentos favorecerem o aparecimento de inflamações gengivais, como o que ocorre com o uso contínuo de drogas destinadas ao controle da pressão arterial e das crises de epilepsia.

Fonte: ODONTOCENTER

Últimas atualizações

 
Desenhado e Customizado por 3S SOLUTIONS - Mantido por LINFORMATICA