segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Odontologia brasileira e suas especialidades

Num mundo globalizado, em pleno século XXI, a Odontologia ressurge como uma profissão em evolução, com profissionais que visam resgatar o conceito holístico do ser humano integral. Não apenas eliminar a dor, aliviar o desconforto, tratar a doença, restaurar a função, mas com o compromisso de promover e proteger a saúde do indivíduo, com a qualidade de vida refletida na expressão mais significativa do homem – o sorriso.

A Odontologia é uma das mais belas ciências que existem, pois pode acompanhar o ser humano durante toda a sua existência, desde a vida intra-uterina, com a assistência a gestante, até o idoso.

Isto se torna mais fácil hoje, com a ação integrada entre as diversas especialidades que permite a elaboração de um protocolo de atendimento, visando uma terapêutica conservadora e eficaz, com o emprego de métodos avançados de diagnóstico, equipamentos e materiais de última geração.

Já existem tratamentos dentários modernos que permitem restabelecer a saúde bucal em apenas um dia. Com consulta prévia e exames complementares pode-se realizar desde reabilitação estética a implantes dentários com carga imediata.

A Odontologia Brasileira conta com 19 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que são:

Odontopediatria / Imaginologia Dento-Maxilo-Facial / Dentística / Endodontia / Periodontia / Prótese Dentária / Ortodontia / Implantodontia / Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais / Prótese Buco-Maxilo-Facial / Odontologia Legal / Saúde Coletiva / Estomatologia / Patologia Bucal / Ortopedia Funcional dos Maxilares / Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial / Odontogeriatria / Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais / Odontologia do Trabalho

Outras cinco especialidades que ainda estão na espera do reconhecimento do CFO são:

Acupuntura / Homeopatia / Laser em Odontologia / Saúde Pública / Odontologia Veterinária

Apesar de todo o avanço tecnológico que a Odontologia vem apresentando e do reconhecimento internacional do trabalho do cirurgião-dentista brasileiro, no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que ainda existam 22,1% dos jovens entre 5 e 19 anos de idade que nunca freqüentaram o consultório odontológico, seja público ou privado, sendo 13,5% deste montante adolescentes que possuem no mínimo quatro dentes com lesões de cárie. Ainda se tem a estatística de que, aproximadamente 60% dos idosos (acima de 65 anos) são desdentados e que a distribuição de escova dental por habitante é de 0,34%, isto é, metade de uma escova por brasileiro.

Para mudar esta realidade, na busca incessante de adquirir e transmitir novos conhecimentos, sempre engajada com o bem estar físico e emocional do ser humano e voltada para os cuidados com a saúde na sua integralidade, é que a Família ODONTOCENTER estar com você.




Cristina Marta Ferreira Gradella – Especialista em Odontopediatria (*)


(*)  Capacitação no atendimento de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais
      Mestre em Odontologia – Odontopediatria
      Doutora em Ciências Odontológicas – Clínicas Odontológicas
      MBA - Gestão Empresarial e de Negócios
      Coordenadora do Curso de Odontologia da FAMA
      Fundadora do Centro Odontológico e Radiológico Especializado – ODONTOCENTER


Fonte: ODONTOCENTER

Últimas atualizações

 
Desenhado e Customizado por 3S SOLUTIONS - Mantido por LINFORMATICA